Glasnost

Postado por Lucas segunda-feira, 6 de agosto de 2012 0 comentários

Glasnost (transparência) foi uma medida política implantada juntamente com a Perestroika na União Soviética durante o governo de Mikhail Gorbachev. A Glasnost contribuiu em grande parte para a intensificação de um clima de instabilidade causado por agitações nacionalistas, conflitos étnicos e regionais e insatisfação econômica, sendo um dos fatores causadores da ruína da URSS.

Enquanto no Ocidente a noção da glasnost se associa com a liberdade de expressão, a meta principal desta política foi fazer o governo do país transparente e aberto para discutir, assim logrando o círculo estreito de apparatchiks que anteriormente exerceu o controle completo da economia. A Glasnost foi, portanto, um processo de abertura política.

Glossário:

1. Lograr
v.t. Gozar, fruir, desfrutar.
Enganar com astúcia ou por gracejo; burlar.
Tirar lucro de: logrou uns magros cinco por cento.
Conseguir, alcançar: assim não logrará seu intento.

2. Apparatchiks
É um termo coloquial russo que designa um funcionário em tempo integral do Partido Comunista da União Soviética ou dos governos liderado por este partido, ou seja, um agente do "aparato" governamental ou partidário que ocupa qualquer cargo de responsabilidade burocrática ou política.

Adaptado de Wikipédia.

0 comentários:

Postar um comentário