Glossário Animal

Postado por Lucas Rodrigues 0 comentários

1. Rattus
As ratazanas (Rattus sp.), são mamíferos roedores, provavelmente originárias da Ásia, ou talvez da Índia ou da Pérsia. Pallas, naturalista do século XVIII, foi o primeiro a incluí-las na relação da fauna européia. Em finais do século XVIII atravessaram o Rio Volga e finalmente chegaram ao ocidente. Em 1728 alcançaram a Europa.

2. Rattus Norvegicus

O rato-marrom, rato-castanho, ou ratazana (Rattus norvegicus) é uma espécie de roedor que surgiu no Sudeste da Ásia, mas, devido à acção do homem, acabou por se alastrar pelo mundo inteiro. Chegou à Europa no século XVIII e à América no século XIX. Este rato tem hábitos semi-aquáticos. Encontra-se em pequenos grupos compostos por um macho e várias fêmeas. Constrói os ninhos em corredores subterrâneos.



3. Quilópodes
Os quilópodes, centípedes ou centopeias são organismos da classe Chilopoda do filo dos
artrópodes que inclui centopeias e lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros
e não se enrolam.

Quilópodes ou centípedes ou centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de pernas
dependendo de espécie e tamanho. O número de pares é sempre ímpar e por isso nenhum 
tem exatamente 100, a maioria das espécies de centopeias de grande porte utiliza destas
patas como forma para mergulhar na terra, e como poucos insetos rastejantes, ela tapa o
buraco que faz na terra sempre ao passar, como forma de defesa.

4. Diplópodes
Diplópode (ou diplópodo, milípede ) é qualquer organismo da classe Diplopoda do
filo dos Artrópodes que inclui os embuás, piolhos-de-cobra e gongôlos.

Possuem um corpo cilíndrico, com um par de antenas, olhos simples e dois pares de patas locomotoras por segmento (que podem variar de 20 a 100) e seu sistema respiratório é
traqueal. Sua reprodução é sexuada. Todos os diplópodes são ovíparos (se desenvolvem
dentro de um ovo).

Os Diplópodes antigamente pertenciam à classe dos Miriápodes, junto com os Quilópodes. 
As diferenças entre as duas novas classes são que Quilópodes tem forcípulas (que 
inoculam veneno), Diplópodes tem antenas; Quilópodes são carnívoros, Diplópodes são 
herbívoros; Diplópodes são cilíndricos,Quilópodes são achatados; Quilópodes tem 1 par 
de patas por segmento, Diplópodes tem 2 pares de patas por segmento.

5. Trilobitas


Os trilobitas são artrópodes característicos do Paleozóico, conhecidos apenas do registo fóssil. O grupo, classificado na classe Trilobita da sub-classe Trilobitomorpha, é exclusivo de ambientes marinhos.
Os trilobitas possuíam um exoesqueleto de natureza quitinosa que, na zona dorsal, era impregnado de carbonato de cálcio, o que lhes permitiu deixar abundantes fósseis. Seu nome (trilobita) é devido a presença de três lobos que podem ser visualizados (na maior parte dos casos) em sua região dorsal (um central e dois laterais).

6. Onychophora
Onychophora (do grego: onyx, garra + pherein, possuir) é um filo de animais segmentados, bilaterais, vermiformes terrestres. Devido às muitas papilas na superfície do corpo, esses animais costumam ser denominados vermes-aveludados (velvet-worms).

Foram descritos pela primeira vez pelo Reverendo Lansdown Guilding em 1826 como uma espécie de lesma (molusco). Atualmente, estes organismos representam uma derivação dos Annelida.

7. Tardigrada
Tardigrada (do latim: tardus, lento + gradus, passo) é um filo de pequenos animais segmentados, relacionados com os artrópodes. Popularmente são conhecidos como ursos d'água ou como tardígrados, um aportuguesamento derivado do nome do filo. Foram descritos pela primeira vez por J.A.E. Goeze em 1773. O nome Tardigrada foi dado por Spallanzani em 1776. São em maioria fitófagos, mas alguns são predadores, como o Milnesium tardigradum.

8. Ecdysozoa
Ecdysozoa é um clado de animais protostômios que reune os artrópodes, nemátodes e
outros sete filos. Inclui organismos que têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e
formar um novo para poderem crescer, um processo designado muda ou ecdise.

9. Nematomorpha
Nematomorpha é um filo do reino Animalia, constituido por parasitas ecologicamente semelhantes aos nemátodos, que afectam insectos ou crustáceos. Os nematomorfos atingem cerca de 1 metro de comprimento, para apenas alguns milímetros de diâmetro.
O seu habitat preferencial são cursos de água lenta, lagoas e zonas pantanosas.

10. Loricifera
Loricifera (do latim lorica, couraça (usada pelos antigos soldados romanos); e do grego phora, portador de) é um filo, hoje geralmente aceito como pertencente ao superfilo Ecdysozoa. Seus parentes mais próximos provavelmente são os Kinorhyncha e Priapulida, juntos eles constituem o táxon Scalidophora.

Os três filos dividem quatro características em comum: cutícula quitinosa, anéis de escálidos no introverto, floscúlios, e dois anéis de retração do introverto. Um grupo chamado Introverta é formado com os Kinorhyncha, Priapulida, Nematoda, e Nematomorpha.

11. Priapulida
Priapulida (do grego priapos, falo + ida, sufixo plural) é um filo do reino animal que inclui os vermes marinhos que possuem uma probóscide espinhosa. Os primeiros registos deste grupo surgiram no Câmbrico. O seu nome provém do grego Priapus que significa deus fálico, seu nome vernáculo é priápulo, da ordem Priapulida.

Habitam sedimentos lamacentos e arenosos do fundo marinho. Como os nematodas, são os asquelmintos com maior volume de pseudoceloma.




12. Cephalorhyncha
Cephalorhyncha é um grupo de invertebrados dulcícola pseudocelomáticos marinhos
consistindo a árvore do filo Kinorhyncha, Priapulida, Nematomorpha e Loricifera. Esse
membros possuem algumas características comum como fase larval parasita, e vida
adulta livre.

Possuem corpo extremamente longo e fino, com uma média de 20cm e diâmetro de 1 a
2mm, simétrico e não segmentado. A cabeça é ligeiramente clara. A fase adulta é de curta
duração e voltada para a reprodução. O tubo digestivo do adulto degenera e o animal passa
a não se alimentar.

Se movimentam através de movimentos ondulatórios e percorrem o corpo no plano
dorsoventral. São mais móveis do que as espécies de água doce ou semiterrestres. Podem
ser localizados em praias e água costeiras.

13. Coníferas
As coníferas são as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta), na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes, presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta e são a principal componente da flora alpina.

São os vegetais capazes de viver mais tempo. Entre os pinheiros da Califórnia, há exemplares com mais de 4.600 anos. No Hemisfério Norte, as coníferas formam extensos bosques em zonas de clima rigoroso que não podem ser povoadas por outras árvores.

A maior parte das coníferas são monóicas, mas algumas são subdióicas ou mesmo dióicas. No entanto, em geral os órgãos masculinos e femininos encontram-se em estruturas separadas, chamadas estróbilos (também chamados cones ou pinhas, no caso dos pinheiros).

14. Flora Alpina
É a diversidade da vegetação nos alpes, que é um grande sistema de cordilheiras da Europa.